Transito

Fique por dentro das Leis e evite Multas de Trânsito

Algumas leis de trânsito são bem conhecidas, porém, há outras que poucas pessoas conhecem e acabam sendo multadas por causa dessa falta de informação. Por isso, separamos para você algumas infrações pouco conhecidas, mas que podem doer no bolso. Veja só:

Uso de fone de ouvido

Se você acredita que é possível dar aquele jeitinho brasileiro e usar os fones de ouvido ao invés de segurar o celular, acredite, não vai dar certo.

Assim como não se pode dirigir segurando o celular, não se pode usar fone de ouvido também. E isso vale, inclusive, para a música.

Essa infração é considerada média e rende pontos na carteira.

Distância do Meio-fio

Você não precisa colar a roda do seu carro na calçada, mas também não pode deixar muito longe do meio-fio. O ideal é que o carro esteja cerca de 50 cm longe dela, no máximo.

Caso você estacione errado e deixe o carro mais que 50 cm, a infração é media, mas se o carro ficar a mais de um metro do meio fio, a infração é grave. Em ambos o casos rende multa e pontos na carteira.

Fechar o Cruzamento

Se você estiver parado no semáforo e ele abrir, mas a sua frente tudo estiver parado, não siga a impulsividade se estiverem buzinando atrás. Prefira continuar esperando o trânsito fluir, porque parar fechando o cruzamento rende uma infração média com multa e pontos na carteira.

Poças d’água

Tenha muito cuidado ao dirigir depois da chuva ou durante ela, especialmente se houver pedestres na rua. Isso porque o motorista também pode ser penalizado se jogar água ou qualquer outro material sobre as pessoas.

Não custa frear um pouco perto de poças e de pedestres para evitar essa infração, que é considerada média e te faz perder 4 pontos na carteira, além de ter que pagar multa.

Tocar a Buzina

A buzina é um item do veículo que serve para alertar pessoas no trânsito, é uma comunicação. Porém, há quem descarregue o estresse na buzina, e também aqueles que gostam de pedir passagem usando o barulho.

Só que ficar tocando a buzina sem necessidade alguma, isso pode te render multas também. Afinal, é como se você ficasse gritando o tempo todo na rua.

Essa infração é considerada leve, mas rende multa e ainda te faz perder 3 pontos na sua carteira.

 Distância dos Ciclistas

A convivência no trânsito não é muito amigável entre ciclistas e motoristas, e piora nos locais onde não há ciclovia. Mas tenha certeza de que dar aquele “chega pra lá” no ciclista não é uma boa ideia.

Além de correr o risco de causar um acidente, passar perto demais de ciclistas também é uma infração se ele não tem para onde ir.

A distância entre um carro e um ciclista deve ser de 1 metro e meio, do contrário, é registrada infração média com multa e 4 pontos na carteira.

Ciclista na Calçada

Mas não são apenas os motoristas que podem receber multas, porque ciclistas também podem ser multados. E isso acontece quando eles circulam pela calçada onde não existe marcação de ciclovia.

Nesse caso é considerada como uma infração média, e como o ciclista não tem carteira, o que acontece é a emissão de multa e o recolhimento da bicicleta até a quitação da dívida.

Limpador de Para-Brisa

Não tem outra forma, se começou a chover você deve ligar o limpador de para-brisa. Não acionar esse recurso é, em dias de chuva, considerado infração grave com perda de 5 pontos na carteira e ainda a remoção do veículo se o limpador estiver quebrado. Por isso, não deixe faltar manutenção.

Calçados Impróprios

Para dirigir um carro é essencial calçar sapato que se fixem nos pés. E isso precisa ser alertado para as mulheres que costumam dirigir com sandálias, inclusive com salto alto, e os homens que usam chinelos.

A infração é considerada média, com a perda de 4 pontos na carteira mais o pagamento de multa.

Você conhecia essas leis de trânsito? Então fique mais atento para elas e evite multas.