Qual a importância do Plano de Saúde para Idosos?
Você sabe dizer quais são as fases da vida que precisamos de mais atenção? Se respondeu na primeira infância e na terceira idade, você está certo, porque essas são as duas fases da vida quando o ser humano é mais frágil. E por isso, hoje vamos falar da importância do plano de saúde para idosos, que precisam de muito cuidado.
A saúde se vai com a idade
Por mais que uma pessoa se cuide durante a juventude, conforme seu corpo envelhece ela perde a imunidade que tinha antigamente. Conseguimos, hoje em dia, melhorar a qualidade de vida na terceira idade, mas não impedir que o corpo envelheça.
Conforme a idade avança, nossos órgãos ficam velhos também, o corpo sente o peso da idade e isso influencia na ocorrência de problemas que afetam especialmente pessoas mais velhas, e por isso, nessa fase da vida o cuidado deve ser redobrado.
O reforço na alimentação, o cuidado com a hidratação e um bom plano de saúde são essenciais para garantir aos idosos qualidade de vida e o atendimento que eles precisam para fazerem seus exames de rotina e tratamentos.
Idosos precisam de muito cuidado com sua saúde
Como dissemos, com o passar do tempo o corpo perde a jovialidade e as doenças começam a se manifestar. Nem sempre elas são o resultado de falta de cuidados na juventude, mas apenas o desgaste natural dos tecidos orgânicos.
Esse desgaste leva ao surgimento de problemas típicos da terceira idade, como aqueles de visão, por exemplo, nas articulações, nos ossos, na musculatura, entre muitos outros. É por isso que precisam de acompanhamento constante dos médicos para manter sua saúde sempre em dia.
Comumente os idosos ficam doentes, porque seu sistema imunológico fica mais fraco, seu organismo mais delicado e isso leva a quadros de gripes e resfriados com mais facilidade. Também comem menos, e deve-se ter um cuidado especial para que não fiquem anêmicos ou desnutridos.
Um bom plano de saúde permite encontrar atendimento especializado sempre que for necessário, para que o idoso possa ser bem atendido por um profissional competente e para que realize os exames que monitoram sua saúde.
Mas não é somente isso que faz com que o plano de saúde seja essencial para os idosos. Alguns dos efeitos que a idade avançada manifesta nas pessoas é a perda do equilíbrio e a fraqueza, o que leva essas pessoas a sofrerem muitas quedas e fraturas.
Não é raro que idosos necessitem de atendimento de urgência para esses casos decorrentes de quedas. E como o corpo está frágil, as quedas podem trazer consequências severas para ele, necessitando de exames para observar o seu quadro.
Ou seja, sem um plano de saúde o atendimento pode ser precário e pouco eficiente, o que poderia complicar o quadro se houver alguma sequela em decorrência da queda.
Assim, o plano de saúde para o idoso é essencial, pois é a forma como garantimos que ele terá um bom atendimento sempre que precisar. Mas tenha cuidado com o plano que você vai escolher, pois ele pede não atender da forma como você precisa.
Não se deixe iludir por valores muito baixos
Uma das características do plano de saúde é que ele fica mais caro conforme a idade for mais avançada. Isso porque quanto mais idosa a pessoa mais ela utiliza os serviços de saúde.
Por isso, um plano para idosos é mais caro do que para pessoas jovens. Mas, optar por um plano baratinho pode parecer uma boa alternativa, porém, é uma armadilha.
Os planos com valores muito fora daqueles encontrados no mercado podem não ter a cobertura que você precisa. Por isso, desconfie desses valores baixos, porque nesse caso pode faltar algum atendimento para o idoso ou possuir restrições que vão limitar o atendimento.
Para conseguir um plano ideal para você ou alguém da sua família, converse com a Pontax – Assistência Médica e Seguros para que nossa esquipe de profissionais te ajude a encontrar o melhor para seu caso.