
Como achar o melhor plano de saúde para você?
São diversas as ofertas de planos de saúde que encontramos no mercado. Todas elas são muito parecidas algumas vezes, e por isso surge a dúvida sobre qual seria a melhor. Para te ajudar a refletir com mais segurança, veja algumas coisas que você precisa considerar para fazer sua escolha.
1 – Quantas pessoas vão estar no plano e qual é a idade delas?
A primeira coisa a ser definida para escolher o seu plano de saúde é definir quantas pessoas serão inclusas na cobertura. A quantidade de pessoas influencia na mensalidade. Por isso, para calcular com precisão é essencial já ter em mente essa informação. Mesmo porque se o plano for somente para você então a contratação será de um plano individual, e não familiar.
Você também precisa considerar a idade dessas pessoas. Isso porque os planos podem cobrar mais caro a mensalidade de pessoas com mais idade. Isso em razão da maior probabilidade de desenvolver doenças conforme a idade avança.
2 – Algumas delas têm doença crônica?
Você precisa observar se em sua família, ou você mesmo, tem algum caso de doença crônica ou condições clínicas que favorecem os abalos da saúde. Contrate um plano que ofereça a cobertura que você precisa para esses casos, tendo o cuidado de analisar bem as taxas que podem ser cobradas à parte para o tratamento desse problema.
3 – Quanto você pode pagar por mês?
Embora necessário não podemos desconsiderar que o plano de saúde é uma conta a mais no final do mês. Por isso, você também precisa escolher o seu plano de acordo com aquilo que pode pagar por mês.
Pesquise as melhores empresas, que ofereçam uma cobertura mais ampla dentro do valor limite que você tem disponível para investir em sue plano. Os valores variam de uma para outra, então, não feche contrato sem antes pesquisar.
4 – Onde deseja ser atendido?
Tenha cuidado para não ser seduzido por um plano com preço excelente, porém, com uma péssima cobertura ou que não lhe atende na localidade onde você precisa.
Observe se o plano tem uma cobertura na sua cidade, na cidade onde você trabalha, naquela que costuma visitar, seja a trabalho, passeio ou para rever a família. Considere tudo isso para que seu plano não te deixe na mão quando você mais precisar dele.
5 – Você pretende ter filhos?
Outro fator a ser considerado na contratação de um plano de saúde é se você pretende ou não ter mais filhos. Isso porque a cobertura para obstetrícia deve ser contratada a parte em muitos planos, então, se você vai ter mais filhos, já contrate o plano que ofereça esse suporte.
Se isso não for feito e sua esposa ficar grávida, todo o pré-natal e os gastos com o parto serão pagos a parte.
6 – Você tem um plano odontológico?
Alguns planos de saúde já oferecem atendimento odontológico, mas não todos. Essa cobertura também precisa ser contratada a parte, e se você ainda não possui esse plano, então, é interessante considerar a contratação de uma empresa que o ofereça também. Afinal tratamento médico e odontológico são diferentes, e por isso podem ser contratados separadamente.
7 – Você já consultou um corretor?
Mesmo fazendo todas essas análises e considerações, faça uma a mais: consulte um corretor de seguros. Isso porque ele é o profissional capacitado para te ajudar a analisar as ofertas de cada empresa de plano de saúde e encontra aquela que melhor atende ao que você precisa.
Além disso, as empresas corretoras de seguro também fazem a mediação entre você, segurado, e as empresas de assistência médica. Isso te dá um suporte maior para quando surgirem dúvidas e para agilizar cada processo.
Então, antes de contratar o seu plano, considere tudo que você precisa e converse com a Pontax – Assistência Médica e Seguros, para que nossos experientes corretores possam te ajudar a encontrar o melhor plano para você e sua família.