Você sabia que Pedestres devem obedecer as regras de trânsito?
Você já recebeu alguma multa de trânsito por infrações enquanto dirigia seu carro ou pilotava sua moto? E como pedestre, você já foi multado? Sim, a pergunta está certa. Porque nem todo mundo sabe, mas pedestres também podem receber multas.
Não são apenas os motoristas que precisam obedecer as regras de trânsito, e é sobre esse assunto que nós vamos falar hoje. As ruas brasileiras são divididas entre os veículos pesados, carros, motocicletas, bicicletas e pedestres. Todos eles precisam manter uma convivência pacífica e baseada no respeito para manter a ordem no trânsito das cidades.Porém, nem sempre isso acontece, e o mais comum de ser ver no trânsito, são desentendimentos por causa de infrações que as pessoas cometem. E quando falamos em pessoas não estamos nos referindo somente a quem está na direção de um veículo.
Os pedestres também estão sujeitos às regras de trânsito, embora eles não as cumpram como deveriam. Assim como os demais motoristas, os pedestres também têm suas obrigações e deveres para manter o trânsito mais seguro para todos.Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência é sempre para o menor ou mais fraco. Nesse caso, o pedestre.
Por isso, ele está na preferência entre todos os outros elementos presentes no trânsito.Mas estar em preferência não significa que um pedestre possa fazer tudo aquilo que quiser e do jeito que achar melhor. As regras de trânsito regulamentam a circulação de pedestres nas vias, para que possa manter a ele mesmo em segurança e evitar acidentes com outras pessoas. Não é muito comum de se ver, e podemos dizer que é praticamente inexistente, um pedestre que já tenha sido multado por infringir as regras de trânsito.
Mas, ele pode receber multas, sim, assim como os motoristas.Para os agentes de trânsito é impossível estar atento a cada pedestre que circula pelas ruas, estar presente em todos os semáforos e faixas de travessia de uma cidade. Com isso, a emissão de multas para pedestres é raríssima.Mas a falta de fiscalização não é uma desculpa para que as pessoas que andam a pé não respeitem as regras de trânsito.Para quem não sabe, o pedestre que infringe uma lei de trânsito pode ser multado em 50% do valor de uma infração leve. Trata-se de um valor pequeno, porém, ele existe para alertar aos pedestres sobre o seu dever no trânsito também.
Os principais deveres de um pedestre são: Obedecer à sinalização. Para fazer a travessia de uma rua o pedestre precisa respeitar a sinalização assim como os carros. Deve esperar o sinal verde para ele e então atravessar dentro do tempo de semáforo aberto.
Atravessar na faixa. A faixa de pedestres é o local que as pessoas devem usar para atravessar a rua. Ela deve ser utilizada sempre, e o pedestre somente pode atravessar fora da faixa em locais onde não exista nenhuma a uma distância de 50 m de onde ele está.
Atravessando fora da faixa, ele deve cruzar a via em linha reta e rapidamente para reduzir o seu tempo de permanência na via. Travessia de pontes e viadutos. Não é permitido para o pedestre atravessar para a outra margem de pontes, viadutos e túneis, tendo que seguir até o final desses na margem onde está. Andar na rua. É proibido ao pedestre permanecer parado na via ou então andar nela (fora da calçada) se não estiver fazendo a travessia.
Caminhar na estrada: Quem precisa caminhar em uma estrada deve andar sempre pelo acostamento, no sentido contrário dos carros, e se em grupo, sempre em fila única. No caso de ruas sem calçadas o procedimento deve ser o mesmo.
Essas medidas e regras de trânsito ajudam a regulamentar a participação do pedestre na manutenção de um trânsito mais seguro. Mesmo que o sistema de multas seja falho para eles, é essencial que cada um tenha a consciência de que deve fazer a sua parte para proteger a si mesmo e às demais pessoas.